Pular para o conteúdo principal

Ensino à distância leva ao “aumento das desigualdades e cansaço extremo”, acusa Fenprof

"A desigualdade entre os alunos, que se agravou, em alguns casos, perigosamente e o desgaste dos professores, que manifestam enorme cansaço”, são as principais conclusões a que chegou a Fenprof depois de ouvir os professores sobre o teletrabalho ou ensino a distância (E@D).

No inquérito que realizou, nas as respostas abertas, os professores destacam a referida desigualdade e para tal assinalam, como principais razões, “a falta de apoios, que, para alguns, são absolutamente indispensáveis e, também, as questões de ordem social que, já tendo contornos graves, se tornaram ainda mais problemáticas, com dois milhões de trabalhadores a ficarem em layoff ou no desemprego”, detalha a federação, em comunicado.

Sobre o mencionado desgaste dos professores, que manifestam enorme cansaço, dá nota de que decorre de diversos fatores: “vão desde a necessidade de adaptação a um modelo inédito de atividade até a facto de ser bastante mais complicado, estando distante, acompanhar todos os alunos e satisfazer as necessidades educativas específicas de cada um; contribui, ainda, para este desgaste o facto de a atividade profissional ter tomado conta de todas as horas do dia e, ao invadir a casa de cada professor, dificultar a sua indispensável e saudável separação da vida familiar”.

Com este contexto, os professores foram solidários com os alunos e colocaram ao seu serviço as casas, o computador, a Internet, o telemóvel e, até, a sua privacidade.

“Fizeram-no porque, desde cedo, perceberam que a tutela não estava a fazer a sua parte. Não a de emitir ordens, orientações, circulares, disposições, plataformas ou aplicações, pois essas têm jorrado em cascata, mas a de, atempadamente, criar condições efetivas para o que designou por E@D. Deixou cada um à sua sorte e todos por sua conta”, acusa a federação

A Fenprof veio ainda confirma que, a meio do terceiro período letivo, mais de metade dos docentes ainda não tinha conseguido contactar com todos os seus alunos; apesar disso, mais de dois terços avançaram novos conteúdos curriculares, impelidos que foram pelas direções de algumas escolas e pelo ministério da Educação. De entre esses docentes, avança que é “significativo” o número dos que afirmam não considerar esses conteúdos na avaliação que farão dos seus alunos.

“Conscientes dos défices que se verificarão no final do presente ano letivo, os professores consideram inevitável, em 2020-2021, tê-los em conta, tentar superá-los e reforçar os apoios pedagógicos aos alunos”, reforça.

Quanto ao próximo ano letivo, pelo menos no início, a Fenprof antevê que continue condicionado por medidas de segurança sanitária, com implicação na constituição de turmas, no resguardo de doentes de risco, nos horários dos professores, na higienização de instalações, nas condições de trabalho e de segurança de toda a comunidade escolar, entre outros aspetos que, espera, sejam considerados nos diplomas relativos à constituição de turmas e à organização do ano letivo 2020-2021.


FONTE: https://executivedigest.sapo.pt/ensino-a-distancia-leva-ao-aumento-das-desigualdades-e-cansaco-extremo-acusa-fenprof/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...