Pular para o conteúdo principal

EaD durante o ISOLAMENTO não vai poder contar como CARGA HORÁRIA LETIVA

Orientações Educação BH aprovadas ontem.

A imagem pode conter: texto

EaD durante o ISOLAMENTO não vai poder contar como CARGA HORÁRIA LETIVA
-> CME/BH aprovou documento com essa e outras orientações para o Sistema Municipal de Ensino
que compreende o Ensino Fundamental público municipal e toda Educação Infantil (pública, parceira e particular)
.
.
Aprovado nesta segunda-feira, 08/06/2020, pelo Conselho Municipal de Educação, o documento que orienta as instituições educacionais do Sistema Municipal de Educação de BH frente a pandemia. Pelo que pude acompanhar durante as duas plenárias virtuais (04 e 08/06) me pareceu muito bem construído o documento.

Reforça a prioridade de se garantir, sobretudo neste contexto de pandemia, o direito à vida, à alimentação e às condições de sobrevivência, reconhecendo a importância fundamental da intersetorialidade das políticas públicas garantidoras dos direitos fundamentais.

Orienta para que as escolas e professores mantenham contato e vínculo com os estudantes utilizando para isso atividades lúdicas, informativas, artística, meios digitais entre outras, mas sem que estas contem como carga horária letiva durante o isolamento. O documento traz toda uma contextualização de como pode ser nocivo, nesse momento, utilizar a modalidade EaD para substituir as aulas presencias, sob pena de aprofundamento das desigualdades sociais e regionais. Admite o uso de ensino virtual contabilizado como horas letivas apenas após a retomada das aulas presenciais de forma híbrida.

Fiquei feliz com esse posicionamento! Entendo que o CME cumpriu seu papel brilhantemente e agradeço a cada uma das conselheiras e conselheiros por isso. Pena que não vi nesta última plenária a participação de representantes das famílias ou dos estudantes no debate.

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança, já dizia o provérbio africano. Nesse sentido é papel do Estado aprofundar a intersetorialidade apontada no documento para garantir que as famílias possam de fato neste momento seguir as recomendações de isolamento e terem condições de vida digna agora e depois. O momento é de extrema vulnerabilidade para grande parte delas, sobretudo as que tem uma mulher mãe como única responsável por toda manutenção financeira e de cuidados. Como as professoras vão manter esse vínculo com as/os estudantes, propondo atividades, sem uma estrutura de trabalho? As filhas e filhos delas também estão sem escola. Como as famílias já tão sobrecarregadas vão administrar essas atividades em casa? Profissionais em funções essenciais já estão sofrendo sem poder contar com a escola para compartilhar o cuidado e a educação. Muitos setores da sociedade defendem a retomada das atividades desconsiderando totalmente essa realidade. Resolver a questão tecnológica é importante, mas não é o suficiente. Quem vai ser a aldeia de todas essas crianças? Como fortalecer e intersetorializar todas as políticas públicas para que forme uma aldeia para todas e todos nós? Ainda não temos resposta e só conseguiremos construí-la com a participação de todas e todos.

Espero que o documento seja logo publicado e estimule a continuidade desse debate que está apenas no começo. Bora reivindicar isso?

#EducaçãoEmTemposDeCovid #cme #eadnão
.
#educaçãodequalidadesocial #maternidadesinfâncias #pandemia #criançasnaquarentena #mãespordireitos #pollyvalente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...