Pular para o conteúdo principal

TJ derruba liminar e servidores da educação terão que voltar ao trabalho

Por
 Redação On Line
 -

0
1568
O desembargador João Negrini Júnior do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, (TJ/SP) cassou, neste sábado, 9 de maio, a liminar dada em primeira instância pela juíza da Segunda Vara Pública, Luisa Helena Carvalho Pita. A decisão atendeu a um agravo de instrumento impetrado no TJ pela prefeitura pedindo a suspensão da liminar.

A liminar da magistrada foi dada na semana passada em ação movida pelo Sindicato dos Servidores Municipal de Ribeirão Preto e impedia os servidores municipais da educação voltassem ao trabalho durante a pandemia do coronavírus conforme determinou a secretaria municipal da educação em portaria publicada no dia 28 de abril.

Entenda o caso – No dia 28 de abril a Secretaria Municipal da Educação publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a portaria 27 que convocou os servidores da educação para voltarem imediatamente a suas atividades. Só ficariam de fora da medida os funcionários que se encontram no grupo de risco – idosos acima de 60 anos e portadores de doenças auto-imunes.

A portaria estabeleceu, ainda, que os servidores em trabalho presencial deverão se atentar a todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias, como a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) e demais medidas sanitárias, observando, inclusive, o distanciamento mínimo exigido pelas autoridades em saúde.

Contrário à decisão, o Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto recorreu a Justiça e conseguiu que a 2ª Vara Pública de Ribeirão Preto, por meio da juíza Luisa Helena Carvalho Pita, acatasse o pedido liminar apresentado pelo Sindicato em ação coletiva.

Pela decisão da magistrada, enquanto prevalecer a quarentena decretada no Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Educação deveria se abster de impor o retorno ao desempenho das atividades presenciais aos servidores municipais da educação relacionados na Portaria. A juíza também estabeleceu multa diária de R$ 50 mil caso a prefeitura descumprisse a decisão.

A prefeitura decidiu recorrer e impetrou um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça. A prefeitura sustentou que a decisão em primeira instância ofende a autonomia administrativa gerencial do Município. Afirmou ainda que para que seja possível implementar as medidas emergenciais necessárias da secretaria da Educação, como distribuição de Kits de alimento e pedagógicos é indispensável que aquela pasta conte com o mínimo de servidores para dar prosseguimento a referidas ações.

No despacho o desembargador escreveu: “Entendo que é o caso de deferimento da medida pleiteada. Isso porque, a decisão agravada, ao suspender a determinação contida no artigo 1º, da Portaria SME n.º 27/2020, qual seja, o retorno ao trabalho presencial dos servidores da educação ali mencionados, afasta da administração municipal seu legítimo juízo discricionário de conveniência e oportunidade de organização dos serviços públicos tecnicamente adequados. Diante do exposto, defiro o pedido de liminar para suspender a decisão agravada”, sentenciou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...