Pular para o conteúdo principal

Seria prudente recomendar que as crianças não frequentem a creche? – Eduardo Sá





As crianças até aos 3 vão poder regressar às creches, a partir do dia 18. Devem descalçar-se à entrada. Manter uma distância de 2m entre cada criança.

E estão “impedidas” de interagir entre si. Estão, também, proibidas de levar brinquedos de casa.

E é-lhes recomendado que não partilhem os da creche. Todo o material em que tocam deve ser “unipessoal e intransmissível”.


As educadoras e auxiliares de educação estão obrigadas a usar máscara. As janelas e portas devem estar sempre abertas. As mesas da sala não podem estar em U. E as crianças devem estar de costas umas para as outras.

Por outras palavras, considerando estas crianças que frequentam as creches, a DGS, “recomenda” que, para sua segurança, elas não sejam crianças. E que os seus amigos, de todos os dias, com quem brincavam e interagiam, passem a ser equiparáveis à condição de estranhos. E que as suas educadoras passem, sobretudo, a ser “entidades reguladoras” da assepsia de uma sala.

E, sempre que as sentem desconsoladas e a chorar, as sosseguem a 2m de distância. E, tomando os pais em consideração, que a saúde mental dos seus filhos não se transforme num bem de 1ª necessidade.

É verdade que agradecemos recomendações que, considerando os perigos em que vivemos, nos protejam. Mas como se pode, de forma sensata e esclarecedora, recomendar que estas crianças evitem tocar em si e em superfícies e na sua educadora|auxiliar? Ou como se pode entender que interajam de costas e que brinquem sozinhas? E que sentido tem recomendar-se que todo o material em que tocam seja “unipessoal e intransmissível”, quando o que se espera de uma creche é que lá, alarguem o seu horizonte a + pessoas e que brinquem umas com as outras, dividindo aquilo com que brincam e descobrindo-se na forma como se repartem?

Aquilo que a DGS parece recomendar às crianças será: “Afasta-te!Não toques!Vira-te de costas!Não brinques!” Não seria, então, + prudente afirmar que, considerando a sua segurança, se recomenda que as crianças não frequentem a creche?

Fonte: Instagram Eduardo Sá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...