Pular para o conteúdo principal

Brincadeira ao ar livre e com a natureza (Parte 1)

Hoje venho partilhar com vocês um gosto pessoal, que nos dias de hoje, vejo a possibilidade de ser mais real e presente na vida escolar (quando a escola o permite).

Nasci num país nórdico e vivi na minha infância momentos fantásticos, com grandes aprendizagens e uma forte relação com a natureza. Assim como, quando estive um ano na terra do meu Pai, com a minha avó (no norte, na aldeia). Aqui, as brincadeiras eram ao ar livre e a imaginação era estimulada com a natureza. A criatividade, sem dúvida, era o início de uma aventura e as asas da minha imaginação. Estes momentos marcaram a minha vida e tenho a certeza que, também eles, tiveram um peso enorme na escolha da minha profissão. Foram os primeiros momentos da minha infância, que me motivaram e criaram em mim, a vontade, o sonho e o amor de ser Educadora.

O contato com a natureza é essencial para um bom desenvolvimento geral da criança. Fortalece uma infância mais saudável com uma boa imunidade, boa capacidade física, boa capacidade de aprender e de socializar. Contribui, igualmente, para um bem-estar geral.

No meio da natureza os brinquedos são criados e reinventados a partir de recursos encontrados na mesma. Na brincadeira um ramo pode ser transformado numa espada, uma folha pode ser transformado num barco, a terra pode ser a massa do bolo e as pétalas uma refeição perfeita. Brincar na natureza estimula a criatividade e a cooperação entre as crianças.

Alguns estudos revelam que as crianças que brincam ao ar livre com frequência, de uma forma não dirigida e estruturada são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes.
Também acredito que algumas atividades realizadas na sala e que sejam levadas para o exterior, são na maioria das vezes mais motivadoras, criativas e estimulantes.

Podemos tirar partido da natureza para encontrar as nossas raízes, trabalhar as nossas emoções e libertar os nossos sonhos.

Em anexo, partilho algumas imagens que, a meu ver, pode vir a dar ideias para um futuro próximo. Que seja o início de um grande projeto de vida, o início de uma mudança, o início de uma geração em contato com o que nos faz viver.

Protejam-se e divirtam-se muito!
Um beijinho *Angie*🦋

#MomentosAoArLivre #BrincadeirasNaNatureza #Liberdade #Criatividade #Motivação #Cooperação #IdeiasParaUmFuturoPróximo #Felicidade #Diversão #EducadoraParaSempre


fonte: https://www.facebook.com/groups/145676308834628/?fref=nf&__xts__[0]=68.ARCmsf8BlDwSbrxsl72uoXfKFLuTZeYeZ64ElDhohRjJn2AfifLaHYk-03BHnYh2bW1zT4HKu53TCYdPIjr6j_57kanVz6ucuXCqp4TxEdPPafiBSN2dHU_uDnF4EWZxkubXi9-rSfuIbvYvlt350JvbSozfX_povDdRpjmjq75KIF5hUDiIfj6_MP8k4r5VeJmNzaRXFdVGoSX1--CDsqNJBSVwT1aSPuRVhJhwd_-JWRh-cN7K6ouu4Vcb1lzLXx5aXiSerLeSu_Lk0uXbbs0n2ckm_IsY_zjYgIse4Pq3d9k8ZO6ZjLEtyak5fcHQVUkxSgGVdFGVTQ7n1U6bE4c2wErp_0yTfqgpLaiFtmVpcIoRi6mkN5U&__tn__=C-R

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...