Como as funções cognitivas afetam o autista? 🤔💙
Os indivíduos autistas apresentam baixo desempenho em subtestes que requerem o uso da linguagem abstrata ou sequenciamento, enquanto nos subtestes que avaliam habilidades visuoespaciais e a memória apresentam melhores resultados.
Muitas áreas cognitivas podem estar preservadas no quadro autista, que são chamadas ilhas de precocidade. Esse é um dos fenômenos mais fascinantes no autismo, essas “ilhotas de habilidades especiais”, que são áreas preservadas ou altamente desenvolvidas que chamam muito a atenção devido a todos os deficits encontrados. Muitas crianças, inúmeras vezes, têm habilidades prodigiosas, por exemplo, com os números, às vezes com música.
Os indivíduos com autismo têm uma preferência por raciocínios repetitivos e sequenciais, mais do que atividades de raciocínio e integração, o que mostra que esses indivíduos têm um aprendizado fragmentado, não completando diferentes partes de uma tarefa e situações, como se fixassem na parte e não no todo.
Eles preferem rotinas, o que pode estar relacionados com prejuízo na função executiva, demonstram também interesse por atividades repetitivas de memória verbal, em vez de tarefas de raciocínio conceitual e social.
O transtorno autista é um transtorno neuropsiquiátrico com sinais e sintomas intrigantes. Suas principais características são perdas em funções e ações essenciais para a sobrevivência e importantes para o processo de civilização.
Pesquisa adaptada por Susu Norberto
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