Pular para o conteúdo principal

5 lições de O Rei Leão para coordenadores pedagógicos!

O que coordenadores pedagógicos podem aprender com O Rei Leão, o clássico que os pequenos amam? Separamos 5 lições desse longa-metragem!

Um dos maiores sucessos dos cinemas dos anos 90 está de volta agora como live action (filme que envolve pessoas ou animais reais, não modelos ou imagens animadas por computador).
O filme O Rei Leão influenciou milhares de crianças e jovens com sua história emocionante de superação do leão Simba, que após uma experiência traumática, busca sua identidade.
Atenção! A partir de agora podem conter spoilers do filme 😲
Simba era filho de Mufasa, o rei de uma vasta região da África. Após um incidente, Mufasa morre e Simba, muito novo, se acha culpado da morte de seu pai.
Angustiado, ele foge da comunidade e no caminho encontra Timão e Pumba, um lêmore e um porco selvagem, que serão seus amigos daqui para frente.
Depois de muito tempo, Simba reencontra sua grande amiga, Nala, que pede para ele voltar para a aldeia, pois Scar, tio de Simba, havia se tornado rei e ninguém estava satisfeito.
Mas não somente os mais novos podem tirar lições desse clássico do cinema.
Separamos aqui 5 aprendizados que você, coordenador pedagógico, pode tirar para o seu dia a dia na escola, baseados nas competências socioemocionais.
  • Autoconsciência
“Oh, sim, o passado pode machucar. Mas a forma como você vê, você pode fugir dele ou… Aprender com ele”
Quando Simba reencontra Nala, ele se depara novamente com suas angústias sobre a morte de seu pai.
E por estar há muito tempo longe do reino, ele não se vê mais como um rei – uma posição que seu pai o treinou até o momento de sua morte.
Após se ver com muitas questões sobre quem ele realmente queria ser, o ancião da sua comunidade, Rafiki, diz que Mufasa está vivo.
Rafiki leva Simba até um lago e pede para ele olhar o seu reflexo, e nisso, ele enxerga o seu pai, seu principal modelo.
Com isso, ele consegue perceber como suas emoções influenciavam no seu comportamento.
Pois toda a angústia que ele sentia o impedia de ver o rei que ele sempre se espelhou, ou seja, o seu pai, tido como um rei bondoso e justo.
Estar ciente das próprias aptidões e fraquezas é uma forma de se conhecer e, assim, conseguir lidar com as adversidades que possa enfrentar na escola.
Quanto antes saber das próprias dores mais rápido será para aprender a geri-las e saber o que pode ser melhorado.
  • Autogerenciamento
Assim que Simba conhece Timão e Pumba, seus amigos percebem que ele está triste e o ajudam a animá-lo.
Então, eles começam a cantar a música que virou sucesso e até hoje está na cabeça de todos: “Hakuna Matata
🎶 Os seus problemas / Você deve esquecer / Isso é viver / É aprender / Hakuna Matata 🎶
Os amigos motivam Simba a deixar os seus problemas no passado e a seguir em frente!
Rafiki, o ancião, também ajuda Simba a perceber suas questões e assim, conseguiu resolver melhor todos os sentimentos que tinha em relação ao pai.
Além de ser um grande desafio gerenciar uma escola, conseguir lidar com as próprias emoções frente às responsabilidades de uma coordenação é essencial.
Somente assim, é possível influenciar a sua comunidade escolar a também ter um bom autogerenciamento das próprias questões.
  • Consciência Social
Desde pequeno, Simba escutava seu pai, Mufasa, falando sobre sua comunidade e como era importante o Ciclo da Vida.
Mufasa explicava que cada animal, pertencente ao seu reino, fazia a diferença e era essencial para que cada coisa continuasse no lugar e assim, mantendo o ciclo.
Quando Scar, tio de Simba, torna-se rei, ele não dá a devida importância para isso, o que culminou nos animais se debandando para outras terras, atrás de um ambiente melhor.
Scar prioriza os seus aliados e esquece das especificidades de cada animal que compõem toda a comunidade, levando ao seu desequilíbrio.
A empatia e o respeito às diferenças são habilidades fundamentais na hora de lidar com o contexto escolar.
Diferentes opiniões devem ser ouvidas para que o ambiente seja democrático e assim, preservar o Ciclo da Vida na sua escola.
  • Habilidades e relacionamentos
A cooperação, a escuta ativa, a resolução de conflitos e a comunicação devem fazer parte de qualquer comunidade escolar.
Em O Rei Leão, vimos Simba sempre rodeado de muitos amigos. Timão e Pumba, seus fieis escudeiros, sempre o ajudaram a se adaptar após sua saída de casa.
Os três, apesar de terem as suas diferenças, sempre se ajudavam e encontraram justamente na adversidade uma oportunidade de se unirem em uma grande amizade.
Rafiki, o ancião, sempre aparece no filme como uma figura muito experiente. E por isso, seus conselhos são uma característica marcante do personagem, que influenciam Simba.
E até mesmo quando Simba saiu da área permitida da aldeia, seu pai o aconselhou de forma respeitosa e acolhedora.
Não esquecendo de Nala, sua amiga, que foi buscar ajuda para salvar a sua comunidade e ajudou Simba a se reencontrar.
Todos contribuíram positivamente para que Simba tomasse a decisão de voltar para sua casa e colaboraram para que o reino buscasse o bem-estar novamente.
Um bom ambiente escolar não pode ser feito sozinho. Um bom relacionamento e uma boa colaboração de todos que fazem parte da comunidade escolar é essencial para que isso aconteça.
O papel do coordenador nessas relações é a de mediador. Ele deve contribuir para a integração de todos e ajudar cada um a saber da própria função e importância sobre o aprendizado dos alunos.
  • Tomada de Decisão Responsável
Por fim, essa habilidade é uma das principais que envolvem toda a trajetória de Simba.
Desde pequeno, seu pai, Mufasa, o ensinou que ele seria seu sucessor. Mufasa aconselhava seu filho sobre tudo que ele deveria aprender para ser um bom rei.
Mesmo ficando muito tempo longe de casa e sem os conselhos do seu pai, Simba precisou tomar uma grande decisão: tornar-se rei ou não.
Quando Nala o encontrou, ela contou sobre toda a situação que sua comunidade estava vivendo. Os animais estavam sem comida e insatisfeitos com o reinado de Scar.
Sabendo da responsabilidade que tinha com o reino que era de seu pai, e, consequentemente, o seu, Simba precisou pensar no cuidado com esses animais.
E, quando voltou para casa, ele finalmente conseguiu resolver suas angústias e perceber que não era culpado pela morte do pai.
Pensar em prol da comunidade é algo que vemos no filme e é preciso ver, também, na escola.
Conclusão
Com essas lições, percebemos que O Rei Leão também é filme para gente grande e reserva muitas mensagens que contribuem para a reflexão de habilidades necessárias ao dia a dia escolar.
As competências socioemocionais, no entanto, vão além das 5 lições que abordamos aqui. Quer aprofundar seu conhecimento sobre elas?
Clique no banner abaixo e faça download gratuito do e-book “Competências socioemocionais para coordenadores pedagógicos” =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...