Pular para o conteúdo principal

UM TAPINHA DÓI SIM! Como lidar com a agressividade infantil.





Chutes, birras, mordidas e jogar qualquer objeto longe começaram a fazer parte do dia-a-dia do seu filho? Então veja como lidar com a agressividade infantil no post de hoje das psicólogas Natana e Paola.

Antes ele lhe trazia flores, falava “eu te amo mamãe”, carinhos intermináveis e de uma hora para outra, sem aviso prévio, começa a bater, chutar, mordervocê e quem estiver por perto?
Na escola as reclamações não param e ele já virou o “malvadinho” da turma? Então chega mais que nosso post de hoje é justamente sobre isso: AGRESSIVIDADE INFANTIL.

O primeiro passo para compreender o comportamento da criança, é entender o que ela está tentando nos comunicar com aquele chute, mordida, tapa e etc. Sim, eles não fazem por mal, e na maioria das vezes estão tentando nos mostrar um pedido de ajuda. Seja por um sentimento que não estão sabendo expressar ou uma situação na qual estejam passando e que não foi comunicada a eles: separação dos pais, luto na família, entrada ou mudança de escola, chegada de um irmãozinho ou problemas financeiros.

Inúmeras são as mudanças as quais uma família pode passar e não se dar conta que tem alguém no meio deste turbilhão de acontecimentos e que não está sendo percebido.

O que estamos querendo dizer com isso? Apesar de não ser adequada ou a maneira mais correta, a agressividade também é uma forma de linguagem! Já parou para pensar que talvez esta seja a única forma que ele aprendeu a lidar com a frustração, ansiedade, medos e desejos? E sabia que na maioria das vezes essa aprendizagem é construída a partir do exemplo dos pais?

O seu time de futebol está na final, e aos 44 minutos do segundo tempo o adversário faz o gol da vitória… qual seria a reação? Gritar, esbravejar, virar a mesa e xingar do juiz ao técnico? Ou você diz: “Nossa, fiquei muito triste que meu time perdeu o campeonato filho! ” Viu só? Essa é apenas uma situação a qual expressamos nossas emoções com comportamentos mais agressivos (e aqui estamos falando dos verbais e físicos). Seja no engarrafamento na volta da escola, na derrota no final do campeonato ou quando o pequeno quebra algo nosso por engano…estamos o tempo todo expressando reações e eles a maioria das vezes estão por perto, e SIM! Eles prestam atenção mesmo que não digam nada.

Quando a criança apresenta comportamento agressivo é importante que os pais não atendam aos desejos dos filhos para parar imediatamente o comportamento. Nada de deixar ele continuar brincando só porque começou a jogar tudo longe na hora do almoço. Enfrentar momentos de frustração faz parte de um desenvolvimento sadio. Caso contrário, você estará ensinando ao seu filho que com gritos e agressões conseguimos o que queremos, e essa não é a ideia.

E quando as agressões são entre os pequenos? O melhor caminho a seguir é imediatamente separar os envolvidos, primeiramente acolher aquele que sofreu a agressão, e depois disso se dirigir ao “agressor” para entender o que aconteceu, explicar que tal reação não foi correta, e que machucou o colega. Com crianças menores (por volta dos dois anos) as orientações devem ser mais diretas “Não bata, quando bate machuca e dói! ” E conforme a criança for crescendo explicações mais completas podem ser dadas.

Por essas e outras razões, muito cuidado ao aplicar a “palmadinha” como correção dos comportamentos. Seu filho pode estar aprendendo que quando não gostamos de algo, podemos bater em quem não fez o que queríamos. Nesse caso nem a melhor das explicações na hora que a criança for agressiva irá mudar seu comportamento.

Assim como em diversas outras situações, o exemplo sempre será o melhor caminho!

Encerramos nosso post de hoje, convidando vocês a assistirem ao vídeo “Children see, Children do”



Nos contem aqui nos comentários: Quais exemplos e características suas os pequenos estão copiando? Vamos adorar saber!

Beijos



INFORMAÇÃO DO SITE: http://www.amaecoruja.com/2016/12/um-tapinha-doi-sim-como-lidar-com-agressividade-infantil/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...