Pular para o conteúdo principal

O que fazer nas merecidas férias do professor



Filmes, livros, passeios, música. Mara Mansani conta como vai aproveitar o merecido descanso

Por: Mara Mansani


Crédito: Getty Images

Olá, professores!

Este é o último texto do ano aqui no blog de Alfabetização. Estive pensando muito sobre o calendário que rege nossos anos e marca os dias. O melhor da criação de um sistema de medidas como esse não é somente marcar o tempo, mas abrir e fechar ciclos. Já disse antes, mas como este ano foi corrido! Incertezas e grandes acontecimentos na nossa Educação, como a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por mais que o ano tenha sido difícil e que no final estejamos cansados e estressados, o que importa é que um ciclo se fecha e outro se abre. Com ele, surgem novas perspectivas e possibilidades e a vontade de fazer tudo melhor em prol da Educação de qualidade para nossos alunos.

Fechamos o ano e vamos para 2018 com algumas preocupações na mente: as atribuições de sala (muitos professores pelo Brasil ainda têm a incerteza de até mesmo ter uma turma no ano que vem), o processo de implementação da BNCC nas redes, escolas e salas de aula, a construção desses novos currículos tendo o documento como referência, a aposentadoria dos professores e vários outros problemas.

É necessário que fiquemos de olho nesses pontos e em outros que surgirão ao longo do ano? Sim, muito. Mas nem só de problemas vive o professor, e as férias escolares são justamente um período para esfriarmos a cabeça, aproveitarmos a família, os amigos, a nossa cidade. Tempo para retomar livros, filmes, passeios que queríamos ter aproveitado ao longo do ano mas se perderam na correria do dia a dia.

Fiz uma lista do que pretendo fazer nos meus merecidos dias de descanso e compartilho com vocês. Minha prioridade é curtir a família e descansar, mas também quero fazer algumas coisas legais e importantes para a minha formação. Vejam o que pretendo fazer abaixo e se inspirem para criar as suas:

Passeios

Além de fazer as tradicionais visitas a amigos e familiares para mostrar que estou viva e me lembro deles, pretendo tomar um banho de mar, cachoeira, rio ou qualquer local em que seja possível limpar "aquelas coisas não tão legais" que se acumulam em nossa energia ao longo do ano. Faz um bem danado! Além disso, quero me programar para andar de Maria Fumaça ou algum trem, para curtir devagar a paisagem, vendo o mundo andar mais lentamente e sair um pouco da correria do dia a dia.

Livros
Alfabetização: A questão dos métodos, da Magda Soares - Editora Contexto. 1º Lugar na categoria Educação e Pedagogia na Edição 59º do Prêmio Jabuti, 2017. Leitura obrigatória para alfabetizadores. Assim que eu terminar de ler, venho escrever sobre ele aqui no blog.


Mentalidades Matemáticas, de Jo Boaler - Editora Penso. Já estou lendo e vou terminar nessas férias. Quer ampliar seus horizontes na Matemática e descobrir muitas ideias e possibilidades de trabalhar de forma inovadora em sala de aula? Leia esse livro maravilhoso!


Vou ler também algum livro trate sobre como desenvolver o aprendizado de alunos com deficiência. Ainda estou pesquisando a respeito, então não tenho um título escolhido. Uma de minhas metas para 2018 é ser uma professora mais preparada para atender todos os meus alunos!


Nem só de educação vive um professor, por isso e por amar cozinhar, também lerei outro livro premiado com o Jabuti 2017: Enciclopédia dos Alimentos Yanomami (Sanöma): Cogumelos. Organizadores: Moreno Saraiva Martins, Carlos Sanuma, e outros. Na verdade, tudo a ver com a educação, inclusive este livro de culinária, pois quebra estereótipos em relação à cultura indígena.

Música
CD Tchiribim Tchiribom, da cantora Fortuna, pelo Selo SESC. São músicas infantis de vários países e regiões do mundo inteiro! O encarte é lindo e o que ouvi até agora está maravilhoso!


CD Cavaleiro Macunaíma, do cantor e compositor João Bá, em comemoração aos seus 80 anos. O CD foi gravado em 2013 em cinco estados diferentes do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e Goiás. É simplesmente emocionante! João Bá, além de trazer a mensagem da preservação do meio ambiente e da vida, traz e apresenta a cultura popular brasileira como ninguém! Já ouvi e escolhi suas músicas para o meu repertório de férias!

Filmes

Nas férias, quero pesquisar a respeito de filmes e documentários sobre Educação. Para isso, pretendo investigar nos três sites que relaciono abaixo:

Maria Farinha Filmes
Curta na Escola
Portal Curtas

Minha programação tem algumas outras coisas também. Não sei se terei tempo para tudo, farei o que estiver ao meu alcance. E você, querido professor? Qual a sua programação de férias? Conte aqui nos comentários e inspire outros professores!

Muito obrigada a todos vocês que acompanharam o blog de Alfabetização e a Nova Escola por todo esse ano! Foi muito bom ter vocês aqui com suas sugestões, ideias e práticas educativas! Que venha 2018, com muito trabalho e mais felicidade e valorização aos professores brasileiros!

Um grande abraço,

Mara Mansani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...