Pular para o conteúdo principal

8 Passos importantes para a elaboração de um Plano de Aula Produtivo


Como elaborar um plano de aula de forma prática, rápida e objetiva? 

O plano de aula jamais deve ser visto como simples cumprir de exigência de coordenação ou gestão, até por que ele é muito mais que isso. O plano de aula é uma bússola que aponta ao professor o caminho a seguir e dá conta ao aluno do que foi pensado para que seu tempo seja ocupado de forma eficaz.

A depender de seu ritmo, experiência e complexidade do tema, um bom plano de aula pode ser realizado em no máximo 1 hora. 
Abaixo deixamos 8 passos práticos e objetivos a seguir para construção de um plano de aula produtivo .

8 Passos importantes para a elaboração de um Plano de Aula ProdutivoPASSO 1: Escolha do ambiente

O ambiente deve ser propício para a elaboração de um bom plano de aula.
Caso sua casa seja muito agitada dê preferência a permanecer por mais uma hora na escola e elaborar seu plano.

É preciso ter tranquilidade e recursos necessários antes de iniciar os trabalhos bem como foco naquilo que se está pretendendo fazer.Se você for fazer uso de computador é recomendável que não acesse nenhuma rede social e feche todos os aplicativos de mensagem instantânea.

Não negligencie este fato, a menos que tenha um autocontrole especial.

PASSO 2: Analise o seu público alvo

Pense nos seus alunos. Seus interesses, seus conhecimentos prévios e suas dificuldades no percurso.

Você pode se valer das últimas aulas ou fazer uma releitura rápida dos últimos relatórios ou pareceres descritivos.
PASSO 3:Elabore seus objetivos

Para isso basta analisar o que foi pensando no passo 2 e a partir das dificuldades estipular metas a serem alcançadas.

Lembre-se que estas metas precisam ser alcançáveis, ou seja, não se pode esperar que os alunos deem saltos muito grandes na aprendizagem em apenas um dia.
Caso você trace metas irreais sairá da sala de aula frustrado(a).
PASSO 4: Pesquise e selecione atividades

Estas pesquisas podem ser feitas em livros, sites ou mesmo no seu acervo pessoal.

Vale neste meio tempo convidar um colega para uma conversa sobre seus objetivos a fim de pegar dele algumas ideias para intervenções já utilizadas e eficazes.A conversa deve ser a nível real , prática, objetiva e técnica, contudo se você for disciplinado(a) o suficiente para abrir um aplicativo de mensagem instantânea e ter foco na troca de ideias com apenas uma pessoa pode ser válida sua utilização.

PASSO 5: Crie seu roteiro

Este ponto é chamado por alguns de desenvolvimento e por de outros estratégias. Como costumo usar como mapa chamarei de roteiro de trabalho.

É muito importante que você visualize esta parte do seu planejamento.
Sente-se, organize em etapas seu roteiro encaixando as atividades selecionadas interessantes e descartando o que não se mostrar adequado.Pense em como o roteiro será aceito pelas crianças. Suas reações e possíveis rejeições a algum ponto.
Coloque ao lado de cada estratégia uma possível intervenção em caso de não aceitação.
Um plano B, por assim dizer.
PS: Não esqueça de especificar quanto tempo será empregado no desenvolvimento de cada passo em sala de aula
Ex: Rotina (15 minutos) atividade 1 (20 minutos) , etc.
É muito importante para que você não se perca num dado momento sem etapas a seguir e perca o controle do que está sendo feito.

PASSO 6- Listagem de recursos


Neste ponto a aula já começa a tomar ares práticos e é hora de reler seu roteiro e preparar todo o material que será utilizado no dia seguinte.Faça listagem de tudo e depois organize o que será preciso em pastas, caixas ou sacolas- Claro que o recipiente dependerá da aula dada.

PASSO 7- Pense no processo de avaliação

Este é um passo em que você deve ser bem cuidadoso(a).
Repense suas metas, reveja seu roteiro e escreva formas de analisar se o aluno alcançou cada objetivo proposto.

Importante perceber que a avaliação não é somente do aluno, mas do trabalho desenvolvido pelo professor, e dará base para futuras intervenções.Para realizar uma boa avaliação é preciso foco e observação, portanto especifique diversas formas de avaliar durante o dia. Pode ser em cada etapa sendo observados os aspectos da aula ou ao final desta com os pareceres dos alunos sobre o tema
Você pode se valer de termos como:
Ao final da aula o aluno deverá...

PASSO 8- Desligue-se

Pode ser que alguém considere este passo polêmico, mas ele é substancialmente necessário para que o professor dê uma boa aula.

Guarde os materiais, sente-se e relaxe... Escute uma música, usufrua da companhia de sua família, seja mais que apenas professor(a).É de suma importância que sua mente descanse para colocar em prática seu plano de aula no dia seguinte.

Ideia Criativa®. Artigo criado por Gi Barbosa em 14/11/2015. Atividades pedagógicas para Educação Infantil Atividades e planos de aula para professores da Educação Infantil. Classificação: 5


informação do site: http://www.ideiacriativa.org/2015/11/8-passos-importantes-para-elaboracao-plano-aula-produtivo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...