Pular para o conteúdo principal

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita – Dia da Consciência Negra.


Confira nesta postagem uma excelente sugestão para trabalhar o dia da consciência negra com um Projeto Menina Bonita do Laço de Fita.




Menina Bonita do Laço de Fita é um livro muito popular e um dos principais recursos na hora de trabalhar a consciência negra.


O livro conta a história de uma linda menina negra que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os ´conselhos´ da menina, mas continua branco.


Para adquirir o livro de forma legal acesse o link: Clique Aqui. Também confira 5 Livros para trabalhar o Dia da Consciência Negra.

Projeto Menina Bonita do Laço de Fita.


Este projeto tem como objetivo trabalhar o dia da consciência negra – Diversidade Étnico-Cultural Brasileira em alunos do Ensino Fundamental: 2º ao 3º ano.




DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:


3 aulas de 50 minutos
JUSTIFICATIVA:


Desde muito pequenas as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.


Diante dessa situação e com a nossa perspectiva educacional, evidenciou-se a necessidade de um trabalho que desenvolvesse os princípios da dignidade do ser humano, da participação, responsabilidade, da solidariedade e a construção de conhecimento diversificado. Este Projeto surgiu com a necessidade de ensinar aos alunos um pouco sobre a população negra, os grupos sociais nas quais fazem parte, sua cidadania e sua dignidade. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares em que viveram e vivem, para parte de um mundo integrado. Desse modo a perspectiva cultural consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relações e interdependência dos diversos elementos na construção da vida.
OBJETIVOS GERAIS:
Ampliar o conhecimento sobre as questões relativas à cultura negra assumindo a forma independente e autônoma, atitudes e valores voltados a sua vivência social;
Desenvolver uma postura crítica frente à realidade, às informações e aos valores vinculados pelos meios de comunicação;
Perceber, apreciar e valorizar as diversidades naturais e socioculturais, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas étnico e cultural;
Conhecer e valorizar a cor negra;
Trabalhar a socialização (amizade, união e respeito);
Estimular a linguagem e a criatividade.
DESENVOLVIMENTO:


Serão utilizados no decorrer do desenvolvimento estratégias que fundamentarão e subsidiarão os trabalhos tornando as tarefas prazerosas e motivadoras. O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Interpretar fatos da história a partir de perguntas sugeridas;
Tratar a questão das diferenças, valorizando a diversidade a partir da raça negra;
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno;
No dia anterior a essa aula, mandar um bilhete pedindo aos alunos para trazer alguma foto de seus familiares (mãe, pai, avô, tia, etc).
PLANO DE AULA:
Vídeo Menina Bonita do Laço de Fita.
Livro Menina Bonita do Laço de Fita (Clique Aqui)
Texto que fala sobre o Dia da Consciência Negra;
Observação de figuras, pinturas, fotografias de família, mostrando como somos diferentes;
Produções artísticas: recorte /colagem, desenhos, pinturas;
Música ‘’Aos Olhos do Pai ‘’Disponível em:
Confecção de avental para contar a história Menina Bonita Do Laço De Fita;
Confecção da máscara (coelho e menina).
AVALIAÇÃO:


O momento de avaliação implica numa reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ele possa ocorrer. Assim caberá ao professor investigar a adequação dos conteúdos, sobre as propostas lançadas, sobre o tempo e o ritmo imposto ao trabalho.


Por ser a avaliação um processo permanente, e não somente o momento final do trabalho, ele é um instrumento indispensável à construção de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças.


Todo o processo será avaliado continuamente através de:
Registro coletivo em cartazes;
Desenhos feitos pelos alunos, sobre o que aprenderam sobre o assunto mencionado;
Participação das atividades;
Comunicação oral, dança, textos orais.
Projeto Menina Bonita do Laço de Fita em PDF.


Para facilitar para vocês leitores do SÓESCOLA resolvemos disponibilizar o Projeto Menina Bonita do Laço de Fita mostrado acima em PDF. Para ter acesso é muito simples, confira o link a seguir:



Baixe em PDF.


Aprendendo um pouco mais sobre o Dia da Consciência Negra:


O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.


O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira.


A sociologia, a política, a religião e a gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
Origem do Dia Nacional da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.


No entanto, atualmente, o Dia Nacional da Consciência Negra é considerado feriado em mais de mil municípios
História de Zumbi


No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.





Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil.


Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura no Brasil, cerca de 193 anos após sua morte.









Tags:

VEJA TAMBÉM:



AUTOR:





Soescola


Meu principal objetivo é contribuir com a educação e melhorar o aprendizado dos alunos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...