
Se o seu filho foi diagnosticado com autismo, ele tem direito a receber um salario mínimo mensal, porem você deve estar dentro dos requisitos do LOAS. O Benefício da Prestação Continuada ou BCP também é conhecido como LOAS, ou Lei Orgânica da Assistência Social. Trata-se de um benefício assistencial da previdência destinado a pessoas com deficiência (física, mental, sensorial ou intelectual) e também a idosos com mais de 65 anos de idade em situação de extrema pobreza – renda igual ou menor a ¼ do salário mínimo para cada pessoa da família.
Por ser um benefício assistencial, não é exigido que o cidadão tenha contribuído ao INSS para ter direito ao LOAS. Contudo, também é válido ressaltar que o benefício não inclui 13º salário e é suspenso no caso de falecimento do requerente, pois não deixa pensão por morte. Então se você tiver dentro dos requisito do LOAS ou quiser tentar ganhar o beneficio mesmo assim, pode seguir os passos abaixo.
1. O laudo ou diagnostico
Você terá que ter um laudo ou diagnóstico fornecida por um médico neurologista, psiquiatra ou psicologo, lembrando que quanto mais laudos você tiver é melhor pois facilita ainda mais o beneficio ser aceito.
2. Retirar CPF e RG
você terá que retirar o CPF e o RG do seu filho pois ser á exigido no INSS. Para tirar o CPF você terá que ir aos correios e pagar uma taxa que não passa de R$ 7,00 e ainda sai na hora. Para tirar o RG, terá que pesquisar na sua cidade onde tira essa documentação, no meu caso eu tirei o RG do meu filho no expresso cidadão da minha cidade e a primeira via é gratuita. Para tirar o CPF apenas é necessário levar a certidão de nascimento da criança, já para o RG você terá que levar a xerox da identidade da mãe ou do pai da criança, 2 fotos 3/4 com fundo branco, xerox e original da certidão de nascimento e se você quiser que o CPF saia impresso na identidade é só levar ele também.
3. Marcar a pericia
Com a documentação em mãos é hora de marcar a pericia no INSS. Você terá que ligar para o número 135 e agendar a sua pericia. Caso o beneficio seja negado é só acionar a justiça que com certeza você conseguirá.
informação retirada do site: https://autismoentremaes.blogspot.com.br/2017/11/como-dar-entrada-no-beneficio-de-uma.html?m=1
Comentários
Postar um comentário