Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Alfabetização: conheça experiências de sucesso



Quatro práticas de alfabetização de diferentes metodologias criadas por docentes de diferentes cidades
 


Por: Larissa Teixeira




Foto: Dan Castilho




No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1966 pelo Governo Federal para conscientizar a população sobre a importância de oferecer condições plenas de aprendizagem para todos.


Os primeiros anos na escola são determinantes para que as crianças se desenvolvam e dominem as estratégias de leitura e escrita. Por isso, promover uma alfabetização de qualidade precisa ser uma prioridade para os professores e gestores.


Ainda que o Brasil tenha avançado pouco nos últimos anos, é possível encontrar diversas experiências de sucesso. Para inspirar nossos leitores, NOVA ESCOLA selecionou quatro práticas de alfabetização que mostram diferentes metodologias criadas por docentes país afora. Veja abaixo:


Escrevendo com propósito


Conheça o projeto de alfabetização vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2013, realizado em Mogi Guaçu (SP). Elisangela Carolina Luciano, professora da EMEF Adirce Cenedeze Caveanha, incentivou os alunos a escrever com um propósito real, criando placas para informar o preço das mercadorias do sacolão da cidade.


O trunfo da sala multisseriada


Neste trabalho vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2015, a professora Rosana Maria Pichuti Gandolphi, da EMEF Odair de Oliveira Silva, em Meridiano (SP), criou uma experiência de alfabetização com textos memorizados. Nas aulas, os alunos de 1º e 2º anos de uma sala multisseriada aprenderam a ler e escrever com cantigas e parlendas recitadas ao pular cordas.


Textos informativos


Na EM João Francisco dos Santos, em Mata de São João (BA), a professora Débora Gomes Gonçalves criou situações de leitura e de escrita com pesquisas em textos informativos relacionados às tartarugas marinhas. No projeto vencedor do Prêmio Educador Nota 10 de 2016, a curiosidade das crianças sobre os répteis serviu de estímulo à alfabetização.


Intervenções docentes


Vídeos da coleção Alfaletrar, formação docente desenvolvida na rede municipal de Educação de Lagoa Santa (MG), explicam as intervenções docentes necessárias para que as crianças aprendam a ler e escrever. O material foca na aprendizagem inicial da língua escrita, no conhecimento das letras e na consciência fonológica.










informação retirada do site: https://novaescola.org.br/conteudo/7124/dia-nacional-da-alfabetizacao-conheca-experiencias-de-sucesso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...