Pular para o conteúdo principal

SEGUNDO PROFESSOR NA SALA DE AULA É LEI: Deputada Luciane comemora derrubada do veto ao PL de sua autoria


A partir de agora, é obrigatório a presença do segundo professor de turma nas salas de aula da rede pública estadual. O projeto de autoria da deputada estadual Luciane Carminatti será promulgado pela presidência da Assembleia Legislativa, após derrubada do veto do governador do Estado ao PL 207/2013. “É uma alegria imensa aprovar esta lei que trará valorização à educação especial, aos educandos que terão seus direitos respeitados e aos professores com formação na área”, comemora Luciane.

A lei garante o acompanhamento do segundo professor aos alunos com diagnóstico de deficiência múltipla, motora, física, mental, associada a transtorno psiquiátrico, com autismo e déficit de atenção. “O acompanhamento deverá ser feito por profissional habilitado em educação especial, que em conjunto com o professor titular auxiliará no desenvolvimento e qualificação da prática pedagógica, melhorando o processo de aprendizagem dos alunos”, destaca a parlamentar.

Luciane reconhece que a lei regulamentará a atuação do professor na sala de aula, da contratação à qualificação. “Este profissional passa a ter direitos, como a seleção por processo seletivo público, equiparação salarial e a garantia de formação continuada, mas ele também tem uma série de deveres e atribuições. Terá que se envolver nas atividades pedagógicas, participar dos conselhos e da comunidade escolar e propor adequações curriculares que facilitem a aprendizagem ao aluno. Ou seja, que não fique isolado ou às margens do processo de ensino”, enfatiza.

REPERCUSSÃO DA LEI NAS REDES SOCIAIS
Pelas redes sociais, a deputada tem recebido milhares de manifestações de todas as regiões do estado, reconhecendo a importância da aprovação da lei. “Minha filha autista perdeu o segundo professor no ano passado, e desde então tenho tentado a duras penas conseguir que ela volte a ser atendida. O segundo professor é de vital importância para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros. Estou pessoalmente agradecida, pois quem tem casos na família sabe que a luta é dura, mas a esperança não esmorece”, relatou a mãe de uma aluna.

Uma outra mãe comemorou: “Agora minha filha portadora de necessidades especiais vai poder terminar seus estudos e se socializar mais”. “Um grande passo para a educação inclusiva. Tenho certeza que muitos pais ficarão mais tranquilos sabendo que seus filhos especiais agora têm a garantia do segundo professor de sala para auxiliá-los na sua aprendizagem como um todo!”, comentou uma apoiadora de Nova Erechim.

Segundo a deputada, que também é professora, a derrubada do veto do governador com 28 votos representa uma vitória importante à educação em Santa Catarina. “Venceu a persistência, pois estamos desde 2013 atuando pela aprovação do projeto. Mas essa grande conquista é das famílias catarinenses que têm filhos com deficiência e lutam diariamente por igualdade e respeito”, conclui Luciane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...