Pular para o conteúdo principal

A Importância do Professor… Quem se importa?


20 de Fevereiro de 2010
 
 

Acompanhe um artigo de Eduardo Shinyashiki sobre a importância do professor na formação de competências nos alunos e preparação dos mesmos para o mercado de trabalho e para a vida e o paradoxal descaso e desvalorização desta importância pelo governo.

Mais que um Professor

Educação é a base para o desenvolvimento de qualquer nação. Dessa forma, o professor torna-se peça chave na formação do ser social, é ele quem vai guiar a produção do conhecimento e o futuro profissional e acadêmico de cada criança. No entanto, uma recente notícia sobre professores alarmou pais e estudantes.
A Secretaria da Educação de São Paulo anunciou que usará professores reprovados em exames para ministrar aulas no ensino básico. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, 80% dos professores ativos no Brasil participam da educação básica, ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
É preciso primeiro ter presente que o professor é muito mais que um transmissor de conhecimentos. É ele também que irá estimular a criança a ter características exigidas pelo mercado de trabalho. Em uma de minhas palestras, em específico a realizada na Unesco, para educadores, lembro-me que iniciei a reflexão com a seguinte pergunta: “quais as qualidades exigidas a um cidadão em uma entrevista para emprego?”.
Muitos falaram, ao mesmo tempo, vários atributos. Liderança, comunicação, trabalhar em equipe, iniciativa, criatividade, flexibilidade, entre outras. Foram inúmeras as características citadas pelos participantes da palestra e todas elas se encaixam no perfil selecionado pelas empresas. Respondi então a eles com uma segunda pergunta: “Nós, como educadores, estamos colocando dentro da sala de aula estas qualidades?
Foi quando disse a todos: “Se não estivermos fazendo isto como uma prática dentro da sala de aula, nós estaremos engrossando a fila dos desempregados”. Pois é exatamente esse questionamento que o docente pode fazer a si mesmo. O papel do educador dentro e fora da sala de aula é de extrema importância para os alunos.
O professor é um dos principais líderes da vida de uma criança, é ele que, juntamente com os pais, vai influenciar diretamente no desenvolvimento delas. Ele irá conduzir os alunos rumo ao conhecimento e a sabedoria.
Os grandes professores que se permitem ensinar e transmitir o amor e a dedicação nos marcam de forma positiva, deixam resultados perenes e transmitem de forma inequívoca valores e ideais, promovendo uma verdadeira transformação na vida de cada pessoa.
 

Eduardo Shinyashiki é consultor, palestrante e autor do livro Viva Como Você quer Viver, da Editora Gente.  www.edushin.com.br.
Fonte: www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=105258

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...