I – Material
a) Os mais variados tipos de papel
b) Lápis cera, de cor, grafite e canetinhas
c) Todo tipo de sucata
d) Revistas
e) Cola e pincéis
f) Tintas as mais variadas tanto compradas como feitas na escola
g) Lantejoulas, estrelinhas, etc...
h) Palitos, algodão e canudinho.
II – Objetivo Geral
Na sala de artes o professor deve proporcionar mais atividades espontâneas onde aluno possa usar sua imaginação e criatividade.
Valorizar muito o trabalho da criança para que ela possa ousar sem medo de não ser capaz.
III – Objetivos Específicos
a) Despertar o espírito busca, curiosidade e descoberta.
b) Fazer com que a criança se interesse pelas próprias produções e pelas diferentes obras artísticas (regionais, nacionais e internacionais)
c) Produzir trabalhos de artes utilizando a linguagem da pintura, da modelagem, da colagem e da construção.
d) Despertar a atenção.
IV – Atividades
1 – Leitura de obras de arte a partir da observação, descrição e interpretação de algumas obras de arte como:
a) Tarsila do Amaral
b) Portinari
c) Dar conhecimento de outras obras de outros autores.
Ao trabalhar as obras de arte o professor deve elaborar perguntas como:
O que você mais gostou?
Como você acha que o artista conseguiu?
Que instrumentos você acha que ele usou para pintar este quadro?
O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
Fornecer dados sobre o artista, sua vida, etc.
2- Observar um desenho (que poderá ser feito na lousa) ou gravura e pedir que as crianças façam o desenho a partir do que foi observado. Para crianças do Pré I começar com desenhos bem simples, sem muitos detalhes. Ex.: uma bola, uma arvore, etc.
3- Desenhar a partir de uma interferência colocada no papel (preparada pelo professor). Ex.: Colagem de uma parte do corpo humano como corpo ou cabeça
·
O corpo de um gato;
·
O tronco de uma
árvore, etc.
4- Picar papel, revista ou outro material como
T.N.T ou E.V.A e montar um desenho com o que recortou. O professor pode
intermediar na roda da conversa e escolher um tema comum como:
·
Uma personagem da
história ou filme que viram da semana anterior
·
Um brinquedo da
brinquedoteca
·
O personagem de uma
música
·
Um objeto que está na
classe
·
Um animal que viram no
espaço interno (borboleta, formiga, lagarta, etc.)
·
Criar um desenho livre
e colar o material picado
Obs.: Nos Pres I e II o recorte deve ser feito com
os dedos5- Pintar uma folha de sulfite 40 com guache e deixar secar, depois bolar com um pincel molhado em um pouquinho de cândida, fazer um desenho sobre o papel já pintado.
6- Rasgar papéis coloridos de revista e colar numa folha (cortada em tamanho sulfite pelo professor) formando uma figura. O professor pode intervir fazendo vários desenhos na lousa para eles escolherem um que deve ser traçado com lápis grafite. (Ao aluno deve-se oferecer oportunidade de apagar, trocar o desenho este... desde que o professor deixe-os à vontade para se expressarem. A valorização do trabalho do aluno é muito importante, depois cabe ao professor convencê-los que todos são capazes de realizar. Só assim eles vão perdendo o medo de se exporem).
7- Fazer um desenho e colar folhinhas colhidas no ambiente externo da escola.
O professor sai com a classe e diz:
Hoje vamos colher folhinhas para colocarmos em um trabalho. Aproveitar o momento para falar das plantas, porque uma folha é diferente da outra quanto a forma, tamanho, etc.
Em classe, oferecer um lápis e papel para eles traçarem o desenho primeiramente e depois façam a colagem.
Obs.: Nunca devemos dar um vidro inteiro de cola a cada criança, mas tampinhas, uma em cada mesa com cola, pois no inicio os alunos tem dificuldade para dosar a quantidade adequada para a colagem.
8- Recortar de papel cartonado várias formas de várias cores e tamanhos e distribuir aleatoriamente para que as crianças criem uma figura na mesa.
O professor percorre as mesas e pergunta qual é a figura que ele formou. Deve-se pôr uma folha de sulfite em baixo para que eles formem a figura sobre o papel. É necessário que algumas regras sejam estabelecidas como:
·
Não pode sobrar
nenhuma figura
·
A figura deve caber no
espaço da folha
·
O professor passa
pelas mesas e escreve o nome da figura que o aluno formou
·
Só depois oferece a
cola para fazerem a colagem
·
Fazer um círculo no
chão e cada criança mostra a sua criação
·
O professor pode fazer
algumas interferências como:
a) Qual ficou mais bonito? b) Quem fez o desenho maior?
c) Quem fez o desenho menor?
d) Escolher (em votação) o desenho que mais gostaram e perguntar sobre quais as cores das formas, o nome de cada forma, quantas formas foram usadas, etc.
Para o Pré I e II deve-se oferecer um número maior de peças ou peças iguais.
Ex.: Só círculos, quadrados e vários retângulos, e etc.
9- Oferecer a criança diversos pedaços de barbante para a criança criar um desenho. Depois pode-se dar guache e pincel para eles pintarem.
10- Desenhar livremente ou com um tema trabalhado pelo professor com:
a) Giz de cera
b) Lápis de cor
c) Carvão
d) Guache
e) Giz colorido molhado na água
f) Giz colorido molhado na cola
g) Canetinhas coloridas
11- Dar a criança um papel grosso como cartolina, papel, cartão, etc, molhar uma esponja na cola misturada com tinta guache e passar sobre o papel com o dedo e deixar secar. Com um giz de cera fazer um desenho em cima.
12- Pegar no espaço exterior da escola uma folha grande (como mangueira, etc. Trazer o material para a classe e colocar debaixo de uma folha sulfite. O professor deve grampear para não sair do lugar. A criança passara um giz de cera deitado sobre a folha.
13- Desenhar sobre um pedaço de lixa colocado embaixo da folha ou colado com giz de cera ou giz colorido molhado na água.
14- Desenho vazado. O professor prepara alguns desenhos vazados ou num papel grosso pu material de chapa de raio x.
O aluno preenche os desenhos e pode no círculo:
·
Descrever oralmente o
desenho
·
Escrever a primeira
letra
·
Dizer oralmente o Pré
I
·
Escrever os nomes o
Pré III
Obs.: Pode-se oferecer uma folha grande de papel canson e pedir
que as crianças troquem os moldes. As chapas de raio são mais interessantes
pois podem ser lavadas e usadas por outras cartas.15- A) Pintura spray com tinta em vidros de desodorante pode ser guache, anilina e outras tintas confeccionadas pela escola.
a) O aluno cria o desenho esperando a tinta
b) Os membros da mesa podem trocar os vidros com cores diferentes se o professor autorizar.
B) Pintura peneirada
O professor faz um molde vazado, segura uma peneira mais ou menos 10 cm com uma escova de dente molhada na tinta e vai esfregando. O papel fica salpicado e aparece o desenho meio.
16- Fazer desenhos em papel camurça usando os mais variados tipos de lápis.
17- Pintura soprada
O professor coloca 4 ou 5 tampinhas com tinta (pode ser qualquer uma) e dá a criança o mesmo de canudinho que deverá puxar a tinta com a boca e espirar no papel. Para o Pré III pode-se pedir que façam a atividade criando uma figura.
18- Dar a criança uma folha natural e pedir que ela pinte com tinta e carimbe em uma folha. Pode-se fazer:
·
Só com uma folha
grande
·
Com várias pequenas (o
professor oferece mais cores em tampinhas diferentes)
19- Pintura SurpresaO professor pinga vários pingos de tinta (de preferência tinta plástica) em um papel dobrado. A criança passa os dedos e em seguida abre a folha.
Pode-se dizer o nome do desenho que surgir e o professor escreve o nome Pré I
· Dizer o
nome e escrever a primeira letra
· Escrever o
nome do jeito que sabe pré III
20- Trabalho com massinha
·
Forrar a mesa com
jornal
·
Estabelecer algumas
regras para que não perca o objeto da coordenação motora
·
Ensinar a criança a
trabalhar algumas peças como: bonecos, bolinhas, cestinha de ovos, góis e
bolinhas, panelinhas, flores, animaizinhos, etc.
·
Trabalhar livremente
criando suas próprias figuras
Obs.: O professor precisa oferecer a criança uma
quantidade suficiente de massinha para que ela possa trabalhar21- Dobradura:
·
Fazer para ilustrar um
texto
·
Fazer para usar nas
atividades de letramento
·
Fazer de acordo com a
música que está sendo trabalhada, poesia ou filme que assistiu
·
Fazer para montar um
quadro
22 - Receitas de Tintasa) Tinta de Carvão (preto e cinza)
Coloca-se o carvão em um pedaço de pano velho e bate um martelo até virar um pó bem fininho. Depois mistura-se um litro de água e côa em outro pano mais fino. Deixa descansar um dia, joga-se a água que ficou em cima fora e mistura-se cola, coloca em um pote com tampa e pode usar. Pode-se usar como fundo para outras pinturas com outras tintas depois de seco.
b) Anilina e massa de papel (várias cores)
Colocar em um vidro mais ou menos um metro de papel crepom bem colorido e picado, com uma xícara de álcool e uma xícara de água. Deixar de molho por vários dias. Pode-se espremer o papel e usar a tinta.
c) Tinta de Estêncil a álcool (roxo, vermelho, amarelo, verde, azul de acordo com a cor do estêncil)
Corta-se o estêncil em pedacinhos pequenos e coloca no álcool e deixa alguns dias. É necessário mais ou menos cinco estêncil para casa litro de álcool.
d) Tinta de Urucum (cor laranja)
Socar 3 colheres de semente de urucum, colocar em um copo de água, uma colher rasa de farinha de trigo, uma colher de óleo de cozinha e levar ao fogo até cozinhas bem. Deixar esfriar, mistura um pouco de cola.
e) Tinta de Anil (azul)
Dissolva 2 tabletes de anil em 1 litro de água com 2 colheres de polvilho ou maisena. Levar ao fogo até engrossar. Não pode deixar muito grossa, se precisar coloque mais água. Deixa esfriar, coloca-se um pouco de cola e guarda em um pote.
f) Tinta de Beterraba (vermelha ou rosa)
Cortar a beterraba, colocar na água junto com 3 colheres de polvilho, misturar bem e levar ao fogo para cozinhar. Deixar esfriar e colocar cola.
g) Tinta de caroço de abacate
Corta-se o caroço de abacate em pedacinhos bem pequenos e bate no liquidificador ou soca com um pano. Espalha o material moído em um papel por três horas. Mistura-se um pouquinho de água e espreme em um pano fino. Guardar em um pote.
23- Modelagem
h) Pintura a dedo
Usar qualquer uma das tintas cujas receitas foram sugeridas. Dar a tinta que a criança usará com os dedos. Esta pintura pode ser:
· Livre
· Fazendo
desenhos sugeridos pelo professor
Obs.: A tinta não pode ser muito rala.Massa de Papel Higiênico (um rolo dá 3 copos de massa)
a) Pega-se o papel higiênico, corta em pedacinhos pequenos, molha em um pouquinho de água.
b) Prepara-se um grude com farinha de trigo e água. Deixe esfriar.
c) Espreme-se o papel com as mãos tirando bem a água formando uma bola, que caiba nas mãos.
d) Mistura-se uma colher de sopa de grude para cada bola e amassa até ficar uma pasta bem fina que não gruda mais nos dedos. Para guardá-la é só colocar num saco plástico fechado.
Obs.: A massa de papel é excelente para as crianças formarem personagem que mais gostou da história ou podem fazer livremente a que quiserem. Depois de seco pode-se pintar com guache.
24- Desenho rebaixado e pelo avesso
Colocamos um jornal debaixo de uma cartolina cortada em tamanho sulfite e com o cabo de uma colher fazemos um desenho colocando bastante força. Depois cobrimos com alguma tinta caseira. O avesso é que forma o trabalho.
Obs.: É uma atividade que pode ser feita no chão, em cimento, em algum espaço externo da escola, pois pode riscar a mesa.
25- Desenho com giz branco
A criança faz um desenho com giz de cera branco em um papel mais escuro (como azul marinho, verde bandeira, etc).
Depois cobre a folha com tinta feita com papel crepom.
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