Pular para o conteúdo principal

Até que ponto é normal a criança gritar?


Dra. Ana Maria Escobar responde a essa e outras questões. Confira!


Por Ana Maria Escobar - atualizada em 26/09/2013 14h57
colunistas_Dra.Ana Maria Escobar (Foto: getty images)
Até que ponto é normal uma criança de 1 ano gritar? Meu pequeno grita muito, por qualquer motivo. Jaqueline Pessoa, Vitória da Conquista (BA)
Crianças de 1 ano de idade podem se expressar de várias maneiras. Há a comunicação não verbal e a verbal, frequentemente realizada por meio de palavras soltas ou, em situações de maior intensidade emocional, como choro ou grito. Mas berrar muito, exageradamente e por qualquer motivo não é adequado. Repare se o seu filho não “aprendeu” a trocar as outras formas de comunicação pelo grito. Por exemplo: em vez de apontar um objeto que quer pegar, ele berra. Ou usa o mesmo recurso para pedir comida. Para atenuar essa situação, faça-o entender que, com gritos, ele definitivamente não vai conseguir nada. Seja firme, não ceda e boa sorte! Com certeza, essa é uma idade muito tranquila para mudar comportamentos do gênero.
Minha filha nasceu com um hemangioma no rosto. Já levei a vários dermatologistas e todos dizem que, com o tempo, a mancha irá sumir. Por que isso acontece? É preciso medicar? O que devo fazer? Juliend Nunes, Nova Iguaçu (RJ)
O hemangioma é uma formação vascular, caracterizada por uma mancha vermelha que pode ter tamanhos variados e acometer qualquer região do corpo: rosto, braços, pernas, tronco ou abdômen. No rosto, essas marcas são muito comuns em cima dos olhos, na testa e na nuca. Dependendo da localização e da extensão, a conduta é apenas observar mesmo, já que a maioria desaparece depois de alguns meses. Hemangiomas maiores, porém, requerem avaliação de um especialista, que é o cirurgião vascular. Ele é que indicará o tratamento individualizado para cada caso.

Qual o impacto da separação dos pais no desenvolvimento cerebral das crianças?
Michelle Occiuzzi, Campinas (SP) 
Elas precisam se sentir amadas, aconchegadas, ter limites bem definidos, além de ouvir “não” quando necessário. Pai e mãe são, na maior parte das vezes, as duas pessoas que exercem o papel de condução do desenvolvimento afetivo, comportamental, emocional e físico dos filhos. Para que esse caminho seja percorrido da forma mais tranquila possível, o mais importante é que os pais sejam personagens presentes e atuantes no cotidiano da criança, independentemente de morarem na mesma casa ou não. Para o desenvolvimento neuropsicomotor, é muito importante que os pais conversem entre si de modo tranquilo e civilizado. Não interessa se eles estão juntos ou separados. Morar na mesma casa, em um ambiente de constantes brigas e discordâncias, com ordens e contraordens, é certamente muito mais prejudicial para o crescimento e desenvolvimento infantis.

* Este texto faz parte da coluna Pergunte Tudo sobre Desenvolvimento da edição 238 (setembro, 2013), da Revista Crescer

Ana Maria Escobar (Foto: Rodrigo Schimitid)
 
ANA MARIA ESCOBAR é professora de pediatria da Faculdade de Medicina da USP e clinica há 30 anos. CRM: 48084


fonte: http://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Ana-Maria-Escobar/noticia/2013/09/ate-que-ponto-e-normal-crianca-gritar.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

24 MODELOS DE PPROVAS PARA O 3º (TERCEIRO) ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O arquivo contém modelos de provas de inglês, provas de português, provas de matemática, modelo de prova de história, ciências e geografia para turmas de 3º ano do ensino fundamental. O material está dividido em 2 partes para acessar a pasta completa é preciso acessar os 2 arquivos. ACESSE AQUI : ARQUIVO 1 ARQUIVO 2

JOGO DE ALFABETIZAÇÃO PARA IMPRIMIR. ORDENANDO FRASES.

agosto 04, 2019     No Comment

55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva

Hoje temos 55 Atividades de Caligrafia com Letra Cursiva para você imprimir em tamanho grande, folha A4. São atividades de Alfabetização, atividades com as letras do alfabeto. Instruções: Clique na imagem, irá para uma página, clique de novo na imagem e daí salve a imagem clicando em Salvar como com o botão direito do mouse. Utilização do Caderno de Caligrafia O ideal na utilização do Caderno de Caligrafia é usá-lo de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursivapode significar um desafio para qualquer estudante. Aprender a escrever o nome dos coleguinhas da classe ou a letra das músicas preferidas são atividades divertidas e cheias de significado. Os exercícios de caligrafia nunca devem ser forçados nem cansativos. È preciso que as atividades sejam passadas com equilíbrio. Uma boa opção é sugerir à criançada que use o caderno de caligrafia em branco para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Já utilizei numa turma como um pequeno diário...